Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 85 Número 1
Caso Clínico
Escalpe lipedematoso com início precoce
Lipedematous scalp with early onset
Roberto Rheingantz da Cunha Filho1, Hiram Larangeira de Almeida Jr2, André Cartell3
1Mestre em saúde e comportamento pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) – Pelotas (RS), Brasil. Médico dermatologista em clínica particular em
Joaçaba (SC), Brasil.
2Doutor em dermatologia, professor e coordenador do programa de pós-graduação em saúde e comportamento, Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
Professor de dermatologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Pelotas (RS), Brasil.
3Dermatopatologista e professor de patologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre (RS), Brasil
Recebido em 20.03.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 31.07.09. * Trabalho realizado em clínica particular de Joaçaba (SC) e na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) – Pelotas (RS), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo/How to cite this article: Cunha Filho RR, Almeida Jr HL, Cartell A. Escalpe lipedematoso com início precoce. An Bras Dermatol. 2010;85(1):81-3.
Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS:
Roberto Rheingantz da Cunha Filho
Rua Roberto Trompowsky, 194, - Centro
89600 000 Joaçaba, SC
Tel./fax: 49 3522-1269
E-mail: robertodermatologista@yahoo.com.br
Escalpe lipedematoso é uma rara doença de origem desconhecida, caracterizada pelo aumento amolecido do couro cabeludo. Apresentamos um caso em paciente feminina de 13 anos de idade, com espessamento amolecido do vértex, prurido e crescimento lento dos fios na região afetada. O anatomopatológico revelou edema, infiltrado mononuclear esparso e perifolicular discretos, vasos linfáticos ectásicos e aumento do tecido subcutâneo, o qual foi ratificado pela ultrassonografia.Este é o segundo relato antes dos 18 anos de idade.
Palavras-chave: COURO CABELUDO, EDEMA, TECIDO SUBCUTÂNEO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841