Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 85 Número 1

Revisão

Métodos objetivos para análise de estudos em dermatologia cosmética

Objective methods for analyzing outcomes in research studies on cosmetic dermatology


Mônica Manela-Azulay1, Tullia Cuzzi2, Joana Cunha Araújo Pinheiro3, David Rubem Azulay4, Giuliana Bottino Rangel5


1Professora adjunta de Dermatologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Professora adjunta do Departamento de Patologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Especialista em Clínica Médica e Dermatologia – Rio de Janeiro (RJ), Brasil
4Chefe do Instituto de Dermatologia Professor Azulay (IDPA). Professor assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor titular da Pontifícia Universidade Católica (PUC) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
5Especialista em Clínica Médica e Dermatologia. Preceptora do Ambulatório de Cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Azulay (IDPA). Mestranda da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 05.03.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 04.11.09. * Trabalho realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Serviços de Dermatologia e Patologia e Instituto de Dermatologia Professor Azulay (IDPA). Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo/How to cite this article: Manela-Azulay M, Cuzzi T, Araújo-Pinheiro JC, Azulay DR, Bottino- Rangel G. Métodos objetivos para análise de estudos em dermatologia cosmética. An Bras Dermatol. 2010;85(1):65-71.

Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Mônica Manela Azulay Av. Américas, 2.111 - Salas 102-104 Barra da Tijuca 22631 000 Rio de Janeiro RJ Tel.:/Fax: 21 2493 8418 E-mail: m.azulay@msm.com.br

 

Resumo

A Dermatologia Cosmética é uma área em constante crescimento, motivo pelo qual se faz necessária a utilização de métodos objetivos para validar os resultados dos estudos científicos. As técnicas mais empregadas na maioria desses trabalhos são:histopatologia, imunoistoquímica, morfometria, estereologia, fotografia digital, biometria, profilometria óptica e microscopia confocal. Esta revisão tem como objetivo trazer informações sobre os principais métodos utilizados como ferramenta de análise dos resultados obtidos, além de auxiliar o dermatologista a aguçar seu senso crítico em relação às publicações e apresentações que se utilizam de métodos subjetivos de avaliação.

Palavras-chave: DERMATOLOGIA, EFICÁCIA, MÉTODO



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações