Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 85 Número 1

Investigação

Avaliação da qualidade de vida e do sofrimento psíquico de pacientes com diferentes dermatoses em um centro de referência em dermatologia no sul do país

Evaluation of the quality of life and psychological distress of patients with different dermatoses in a dermatology referral center in southern Brazil


Maria Laura Taborda1, Magda Blessmann Weber2, Kelly Abreu Machado Teixeira3, Alice Paixão Lisboa4, Elisângela de Quevedo Welter5


1Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - Porto Alegre (RS), Brasil.
2Professora adjunta doutora de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), doutora em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre (RS), Brasil.
3Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Patologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - Porto Alegre (RS), Brasil.
4Médica - Porto Alegre (RS), Brasil.
5Médica dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - Porto Alegre (RS), Brasil.

Recebido em 20.8.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 17.12.2009. * Trabalho realizado no Ambulatório do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro / Financial funding:: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) Como citar este artigo/How to cite this article: Taborda ML, Weber MB, Teixeira KAM, Lisboa AP, Welter EQ. Avaliação da qualidade de vida e do sofrimento psíquico de pacientes com diferentes dermatoses em um centro de referência em dermatologia no sul do país. An Bras Dermatol. 2010;85(1):52-6.

Correspondência:
Endereço para correspondência / Mailing Address: Maria Laura Taborda Vila Assunção. Bororó – 55. 91900 540 Porto Alegre, RS Tel: 51 3395-5716 Celular: 51 9944 8620 Email: mlaura@taborda.med.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Algumas dermatoses repercutem, pela sua aparência, na vida pessoal, profissional e social dos pacientes. Faz-se necessária a valorização desse tema visando-se à avaliação global desses indivíduos, para o estabelecimento de uma abordagem terapêutica mais eficaz. OBJETIVOS: Avaliar a qualidade de vida e a frequência de sofrimento psíquico nos pacientes em um centro de Dermatologia. MÉTODOS: Estudo transversal. Após consulta, aplicou-se o Índice de Qualidade de Vida para Dermatologia (DLQI) e o Self-Reported Questionnaire (SRQ-20). RESULTADOS: Foram entrevistados 1.000 pacientes. Não houve efeito da dermatose sobre a qualidade de vida em 21,5% deles; 34,2% apresentaram "pouco efeito", 21,6%, "efeito moderado", 19,3%, "grande efeito" e 3,4%, efeito extremo sobre a qualidade de vida. A correlação entre sofrimento psíquico e dermatoses não mostrou associação estatística significativa. Comparando-se os dois questionários, houve associação significante entre presença de sofrimento psíquico e pior qualidade de vida (p < 0,001). Os pacientes com sofrimento psíquico referiram grande efeito ou efeito extremo sobre a qualidade de vida. CONCLUSÃO: Este estudo ressalta que várias doenças dermatológicas causam impacto sobre a qualidade de vida e sobre o estado psíquico do indivíduo afetado, influenciando na sua saúde geral, na evolução da dermatose e na resposta às terapêuticas instituídas.

Palavras-chave: DERMATOLOGIA, ESTRESSE PSICOLÓGICO, QUALIDADE DE VIDA



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações