Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 84 Número 6

Comunicação

Hidradenite supurativa tratada com infliximabe *

Hidradenitis suppurativa treated with infliximab


Daniel Lago Obadia1, Egon Luiz Rodrigues Daxbacher2, Thiago Jeunon3, Alexandre Carlos Gripp4


1Especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Pós-graduado em Dermatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor substituto do Serviço de Dermatologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Pós-graduado em Dermatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor substituto do serviço de Dermatologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Residência em Dermatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Médico/preceptor do Serviço de Dermatologia do Hospital Geral de Bonsucesso - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
4Especialista em dermatologia pela SBD. Residência em Dermatologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Dermatologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor assistente de dermatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 17.9.2008. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 9.7.09. * Trabalho realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Obadia DL, Daxbacher ELR, Jeunon T, Gripp AC. Hidradenite supurativa tratada com infliximabe. An Bras Dermatol. 2009;84(6):695-7.

Correspondência:
Daniel Lago Obadia Rua Nossa Senhora de Lourdes, 83-102. Grajaú 20540 370 Rio de Janeiro, RJ Tel.:/Fax: 21 2577 8753; 2587 6622 e-mail: danielobadia@hotmail.com

 

Resumo

A hidradenite supurativa é doença inflamatória de difícil tratamento. Recentemente, a terapia anti-TNF alfa, com anticorpos monoclonais (“terapia biológica”), tem sido apontada como uma alternativa. No entanto, ensaios clínicos avaliando a eficácia destas drogas na hidradenite supurativa, ainda não foram publicados. Apresentamos um caso no qual o uso do infliximabe não resultou em melhora clínica expressiva.

Palavras-chave: ANTICORPOS MONOCLONAIS, FATOR DE NECROSE TUMORAL ALFA, HIDRADENITE



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações