Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 84 Número 6

Artigo Especial

Mimetismo antigênico seguido de espalhamento de epítopos: agente desencadeador patogênico da morfologia clínica do líquen plano e de sua transição para a Síndrome de Graham–Little-Piccardi-Lassueur e para a ceratose líquenóide crônica – Hipótese médica ou realidade?

Antigen mimicry followed by epitope spreading: A pathogenetic trigger for the clinical morphology of lichen planus and its transition to Graham Lassueur Piccardi Little Syndrome and keratosis lichenoides chronica - Medical hypotheses or reality? *


Georgi Tchernev1, Pietro Nenoff2


Correspondência:
Georgi Tchernev MVZ Kirchheim GmbH, Department of Dermatology, Venereology and Dermatosurgery, Steingaustr. 13, 73230 Kirchheim unter Teck, Germany Tel: 0049 7021 9300220 Email: georgi_tchernev@yahoo.de

 

Resumo

Análises das informações disponíveis na literatura que forneçam uma explicação precisa sobre a patogênese do Líquen Plano, assim como sobre sua transição para outras formas raras da doença, como Ceratose Liquenóide Crônica ou Síndrome de Graham-Little-Piccardi- Lassueur , são raras ou inexistentes. O curso cronológico da doença, conhecida na literatura como Líquen Plano, varia. Alguns pacientes desenvolvem Líquen Plano ou Líquen Nítido e não ha uma explicação lógica do por quê. Também não está claro por que alguns pacientes inicialmente desenvolvem lesões ulcerativas na área da mucosa e em apenas alguns deles essas lesões afetam a pele. Mimetismo Antigênico ou Espalhamento de Epítopos poderiam ser fatores patogênicos indutores em casos de Dermatoses Liquenóides, e também fatores responsáveis pela transição para a forma ulcerativa, exantematosa ou outras formas raras da doença. Espalhamento de Epítopos provavelmente não é o principal fator patogênico envolvido no Líquen Plano, mas um fenômeno de ocorrência posterior.Esse manuscrito analisa alguns aspectos patogênicos básicos e apresenta algumas hipóteses médicas sobre o quadro clínico heterogênico e a patogênese do Líquen Plano e de patologias da pele do tipo liquenóide. Essas patologias devem, em um futuro próximo, ser analisadas minuciosamente a fim de esclarecer vários dilemas que o dermatologista clínico tem de enfrentar.

Palavras-chave: APOPTOSE, EPITOPOS, IMUNIDADE, INFECÇÃO, LÍQUEN PLANO, MIMETISMO MOLECULAR



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações