Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 84 Número 6

Caso Clínico

Síndrome da unha amarela - Relato de caso *

Yellow nail syndrome - Case report


Ronaldo Figueredo Machado1, Dário Júnior de Freitas Rosa1, Christiane Chaves Augusto Leite2, Marcelino Pereira Martins Neto3, Aloísio Gamonal4


1Médico residente de Dermatologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Juiz de Fora (MG), Brasil.
2Médica residente de Clínica Médica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Juiz de Fora (MG), Brasil.
3Médico dermatologista. Preceptor de Dermatologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Juiz de Fora (MG), Brasil.
4Doutor em Dermatologia. Chefe do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Juiz de Fora (MG), Brasil.

Recebido em 21.01.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 31.07.09. Como citar este artigo: Machado RF, Rosa DJF, Leite CCA, Martins Neto MP, Gamonal A. Síndrome da unha amarela - Relato de caso. An Bras Dermatol. 2009;84(6):659-62.

Correspondência:
Ronaldo Figueiredo Machado Rua Catulo Breviglieri, s/n Bairro Santa Catarina 36036-110 Juiz de Fora - MG, Brasil Tel./Fax: 32 4009 5300 e-mail: ronaldofigueiredo@hotmail.com

 

Resumo

A síndrome da unha amarela é uma doença rara, caracterizada pela tríade de linfedema, derrame pleural e unhas Distróficas de crescimento lento e coloração amarelada. Várias associações já foram descritas, entre elas, afecções crônicas do aparelho respiratório, doenças autoimunes, malignidades e estados de imunodeficiência. Entre os casos citados na literatura, apenas cerca de um terço se apresenta com todos os achados e o caso relatado a seguir é um exemplo da tríade clássica.

Palavras-chave: DERRAME PLEURAL, DOENÇAS DA UNHA, LINFEDEMA



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações