Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 84 Número 5
Comunicação
Dermatoscopia ex vivo: avaliação sincrônica entre o dermatologista e o dermatopatologista de lesões melanocíticas – Estudo prévio *
Ex vivo dermoscopy: synchronic evaluation between dermatologist and dermatopathologist of melanocytic lesions
Marcus Maia1, Rute Facchini Lellis2, Alessandra Cristine Marta3
1Doutor. Chefe de clínica adjunto da Clínica de Dermatologia da Santa Casa de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil.
2Patologista. Assistente do Departamento de Anatomia Patológica da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil.
3Especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Médica da Clínica de Dermatologia da Santa Casa de São Paulo São Paulo (SP), Brasil
Recebido em 21.09.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 22.09.09. * Trabalho realizado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Maia M, Lellis RF, Marta AC. Dermatoscopia ex vivo: avaliação sincrônica entre o dermatologista e o dermatopatologista de lesões melanocíticas – Estudo prévio. An Bras Dermatol. 2009;84(5):553-5.
Correspondência:
Prof. Dr. Marcus Maia.
Rua Turiassu, 143, conjunto 123.
05005 001 - São Paulo SP
Telefone: 11 3666 3393
A correlação clínico-patológica é fundamental para a precisão diagnóstica. Apesar de interdependentes, a dermatologia clínica e a dermatopatologia se distanciaram. Com o objetivo de minimizar essa distância, realizamos o exame dermatoscópico ex vivo. Realizamos a dermatoscopia comparativa in vivo e ex vivo seguida do mapeamento histopatológico. A dermatoscopia ex vivo permitiu identificar as mesmas estruturas, mas ocorreram alterações significativas das cores.
Palavras-chave: DERMOSCOPIA, MELANOMA, PATOLOGIA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841