Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 84 Número 5
Comunicação
Dermatofitoses podais em futebolistas *
Feet dermatophytosis in Soccer Players
Kátia Sheylla Malta Purim1, Camila Fernanda Novak Pinheiro de Freitas2, Neiva Leite3
1Dermatologista. Doutora em Medicina e Ciências da Saúde (UFPR). Professora Titular de Dermatologia da Universidade Positivo (UP). Professora colaboradora do Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil.
2Acadêmica do quinto ano do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil.
3Médica do esporte e pediatra. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente (UFPR). Líder do Núcleo de Pesquisa em Qualidade de Vida (UFPR). Professora Coordenadora do Mestrado e Doutorado do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 18.12.2008. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Purim KSM, Freitas CFNP, Leite N. Dermatofitoses podais em futebolistas. An Bras Dermatol. 2009;84(5):550-2.
Correspondência:
Kátia Sheylla Malta Purim
Hospital de Clínicas da UFPR
Serviço de Dermatologia
Rua General Carneiro, 180 – Centro
80060 150 Curitiba, Paraná
Tel./Fax: +55(41) 33601800
kspurim@gmail.com
Atletas apresentam risco para micoses cutâneas. Estudados 23 jogadores de futebol, através de exames clínico, micológicos (direto e cultura) e clipping ungueal, dezoito (78,26%) não apresentavam micoses; dois (8,70%) apresentavam tinea pedis e três (13,04%) onicomicose, associada à tinea pedis, principalmente por Trichophyton mentagrophytes. Tinea pedis infectada produziu celulite em um atleta. É necessário um programa educativo de cuidados com a pele no esporte.
Palavras-chave: DERMATOSES DO PÉ, ONICOMICOSE, TINHA DOS PÉS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841