Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 84 Número 4
Caso Clínico
Tuberculose esplênica durante tratamento de psoríase com infliximabe *
Splenic tuberculosis during psoriasis treatment with infliximab
Gleyce Tavares de Melo Fortaleza1, Maria de Fátima de Medeiros Brito2, Josemir Belo dos Santos3, Ana Roberta Figueiredo4, Perla Gomes4
1Especializanda do Serviço de Dermatologia no Hospital das Clínicas de Pernambuco – Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) – Recife (PE), Brasil.
2Doutora e mestre em Dermatologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife (PE), Brasil.
3Chefe do Departamento de Medicina Tropical e do Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas de Pernambuco – Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) – Recife (PE), Brasil.
4Residente do Serviço de Dermatologia no Hospital das Clínicas de Pernambuco – Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) – Recife (PE), Brasil.
Recebido em 13.08.2008. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 21.09.2008. * Trabalho realizado no Hospital das Clínicas – Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) – Recife (PE), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Fortaleza GTM, Brito MFM, Santos JB, Figueiredo AR, Gomes P. Tuberculose esplênica durante tratamento de psoríase com infliximabe. An Bras Dermatol. 2009;84(4):420-4.
Correspondência:
Gleyce Tavares de Melo Fortaleza
Rua dos Navegantes, nº 541, ap. 301, Boa Viagem,
51021 010 Recife PE
Tel./Fax: 81 3326-6304/81 9212-6702/81 8818-0101
E-mail: glefortaleza@hotmail.com
A psoríase é doença crônica que afeta a pele e, eventualmente, as articulações. A terapia biológica age bloqueando citocinas inflamatórias implicadas na patogênese da doença, dentre elas o fator de necrose tumoral alfa. Este também tem papel na defesa do hospedeiro contra o Mycobacterium tuberculosis. Relata-se um caso de psoríase com boa resposta ao infliximabe, porém com desenvolvimento de tuberculose esplênica durante o tratamento.
Palavras-chave: PSORÍASE, TERAPIA BIOLÓGICA, TUBERCULOSE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841