Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 84 Número 4

Caso Clínico

Inflamação de queratoses seborreicas múltiplas induzida por quimioterapia com gencitabina *

Inflammation of multiple seborrheic keratoses induced by chemotherapy with gemcitabine


Caio Roberto Shwafaty de Siqueira1, Hélio Amante Miot2


1Dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
2Professor assistente doutor do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da FMB – Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Botucatu (SP), Brasil.

Recebido em 14.11.2008. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 08.06.09. * Trabalho desenvolvido em clínica privada. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Siqueira CRS, Miot HA. Inflamação de queratoses seborreicas múltiplas induzida por quimioterapia com gencitabina. An Bras Dermatol. 2009;84(4):410-3.

Correspondência:
Caio Roberto Shwafaty de Siqueira Rua Diana, 409/104 05019-000 São Paulo SP Tel./fax: 11 3662 4869 11 2579-3868 e-mail: caioshwafaty@yahoo.com

 

Resumo

São diversos e comuns os efeitos mucocutâneos dos quimioterápicos, alguns por ação citotóxica, outros por hipersensibilidade ao fármaco. Os autores relatam a ocorrência de inflamação em múltiplas queratoses seborreicas pré-existentes, após terapia citorredutora com gencitabina, em paciente sob tratamento para neoplasia de pâncreas. Discutem, ainda, a benignidade do evento e alertam para a necessidade de adequada identificação dos efeitos cutâneos decorrentes da quimioterapia sistêmica.

Palavras-chave: ANTINEOPLÁSICOS, ANTINEOPLÁSICOS/EFEITOS ADVERSOS, CERATOSE SEBORRÉICA, INIBIDORES DA SÍNTESE DE ÁCIDO NUCLEICO



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações