Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 84 Número 4
Caso Clínico
Histiocitose de células de Langerhans: doença de Letterer-Siwe – importância do diagnóstico dermatológico em dois casos*
Langerhans cell histiocytosis: Letterer-Siwe disease – the importance of dermatological diagnosis in two cases
Leonardo Mello Ferreira1, Paulo Sergio Emerich2, Lucia Martins Diniz3, Luciene Lage4, Isabella Redighieri5
1Pós-graduando do Serviço de Dermatologia da Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) – Vitória (ES), Brasil.
2Especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Preceptor de dermatologia da Residência em Pediatria do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HISNG) – Vitória (ES), Brasil.
3Especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Professora-assistente do Serviço de Residência em Dermatologia da Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) – Vitória (ES), Brasil.
4Patologista do hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) e do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HISNG) – Vitória (ES), Brasil.
5Acadêmica do quinto ano de medicina da Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) – Vitória (ES), Brasil.
Recebido em 07.05.2007. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 23.10.08. * Trabalho realizado na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) e no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HISNG) – Vitória (ES), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Ferreira LM, Emerick PS, Diniz LM, Lage L, Redighieri I. Histiocitose de células de Langerhans: doença de Letterer-Siwe –importância do diagnóstico dermatológico em dois casos. An Bras Dermatol. 2009;84(4):405-9.
Correspondência:
Leonardo Mello Ferreira.
Av. Governador Lindenberg 1066 / 3° Andar Centro
29900 202 Linhares ES
Tel./Fax: 27 32641908
e-mail: leonardomellof@gmail.com
A histiocitose de células de Langerhans é proliferação clonal de células fenotipicamente semelhantes às células de Langerhans. Anteriormente denominada Letterer-Siwe, é a forma mais comum e mais grave dessa enfermidade, acometendo sobretudo crianças até os dois anos de idade. São apresentados dois casos dessa rara doença, diagnosticados após parecer dermatológico, destacando-se seus aspectos mais característicos.
Palavras-chave: CÉLULAS APRESENTADORAS DE ANTÍGENOS, ETOPOSÍDEO, IMUNOISTOQUÍMICA, MICROSCOPIA, VIMBLASTINA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841