Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 84 Número 3
Artigo de revisão
Bases biomoleculares do fotoenvelhecimento *
Molecular basis of photoaging
Suelen Montagner1, Adilson Costa2
1Médica formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – Sorocaba (SP), Brasil. Residente de Clínica Médica do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG) - Campinas (SP), Brasil.
2Coordenador dos Ambulatórios de Cosmiatria e Acne e do Núcleo de Pesquisa Clínica em Dermatologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMPINAS) – Campinas (SP), Brasil. Mestre em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM) – São Paulo (SP), Brasil.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 08.12.08. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMPINAS) – Campinas (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Montagner S, Costa A. Bases biomoleculares do fotoenvelhecimento. An Bras Dermatol. 2009;84(3):263-9.
Correspondência:
Suelen Montagner
Endereço: Rua Maria Monteiro, 477 ap 21 –
Cambuí - 13025 150 Campinas - SP
Tel./fax: 19 3295-4241
E-mail: suelen_montagner@yahoo.com.br
Com o aumento da expectativa de vida, o estudo do processo de envelhecimento orgânico tem sido estimulado. O envelhecimento da pele, órgão que espelha os sinais do tempo, é processo de deterioração progressiva, tempo-dependente, e pode ser intensificado pela exposição solar, então designado fotoenvelhecimento. O dano das radiações sobre diversas estruturas celulares e cutâneas leva a alterações morfológicas nesses componentes, fruto de modificações biomoleculares. Muitas pesquisas são desenvolvidas com o intuito de combater ou minimizar os efeitos do fotoenvelhecimento, porém a principal estratégia nesse sentido continua sendo a prevenção, só conseguida pelo progressivo desvendar dos mecanismos fisiopatogênicos envolvidos nesse processo.
Palavras-chave: ENVELHECIMENTO, ENVELHECIMENTO DA PELE, PROTEÍNA SUPRESSORA DE TUMOR P53, RAIOS ULTRAVIOLETA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841