Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 84 Número 3
Investigação
Estimativa do custo do tratamento de câncer de pele tipo melanoma no Estado de São Paulo – Brasil *
An estimate of the cost of treating melanoma disease in the state of Sao Paulo – Brazil
Reynaldo José Sant’Anna Pereira de Souza1, Adriana Prest Mattedi2, Marcelo Lacerda Rezende3, Marcelo de Paula Corrêa4, Etiene Marques Duarte5
1Mestre. Fundação SobecCan – Hospital do Câncer de Ribeirão Preto (SP), Hospital do Câncer de Franca – Franca (SP), Brasil.
2Mestre e doutora. Departamento de Matemática e Ciências da Computação do Instituto de Ciências Exatas (DMC/ICE), Universidade Federal de Itajubá (Unifei) - Itajubá (MG), Brasil.
3Mestre e doutor. Departamento de Ciências Exatas (DCE) – Universidade Federal de Alfenas – Alfenas (MG), Brasil.
4Mestre e doutor. Instituto de Recursos Naturais (IRN), Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Itajubá (MG), Brasil.
5Graduanda em Administração de Empresas – Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Itajubá (MG), Brasil.
Recebido em 12.09.2008. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 12.09.08. * Trabalho realizado na Fundação SobecCan – Hospital do Câncer de Ribeirão Preto – Ribeirão Preto (SP) e Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Itajubá (MG), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Souza RJSP, Mattedi AP, Rezende ML, Corrêa MP, Duarte EM. Estimativa do custo do tratamento de câncer de pele tipo melanoma no Estado de São Paulo – Brasil. An Bras Dermatol. 2009;84(3):237-43.
Correspondência:
Reynaldo José Sant’Anna P. Souza
Hospital do Câncer de Franca
Av. Presidente Vargas, 2953. Jardim Petráglia
14409 055 Franca SP
Tel./Fax: 55 16 3712-3070 / 55 16 3712-3065.
E-mail: reynaldojsantanna@gmail.com /
reynaldo@solamigo.org.
FUNDAMENTOS: O impacto econômico do diagnóstico e do tratamento do melanoma cutâneo não tem sido analisado no Brasil. Uma vez que crescem tanto a incidência do câncer de pele quanto a preocupação com ele, é importante que isto seja avaliado.
OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi estimar o custo direto de diagnosticar e tratar em seus diversos estádios o melanoma cutâneo em número de casos ocorridos no Estado de São Paulo, entre 2000 e 2007.
MÉTODOS: Como modelo de procedimento, foi utilizado o projeto diretriz (Clinical Practice Guidelines in Oncology), editado pelo National Comprehensive Cancer Network (NCCN) e adequado aos procedimentos da Fundação SobecCan – Hospital do Câncer de Ribeirão Preto – SP. Os custos estimados se baseiam nos valores do tratamento médico pagos pelo setor público (Sistema Único de Saúde – SUS) e pelo setor privado (convênios) em 2007. Houve 2.740 casos diagnosticados e estadiados no Estado de São Paulo no período estudado.
RESULTADOS: O custo total de tratamento dos melanomas malignos diagnosticados no estádio inicial, em valores de 2007, foi estimado em R$ 33.012.725,10 para o SUS e R$ 76.133.662,80 para os convênios.Os estádios iniciais 0, I e II da doença compreendem aproximadamente 4,2% (SUS) e 1, 3% (convênios) do custo total; os estádios III e IV consomem 95,8% e 98,7% do custo total, respectivamente.
CONCLUSÃO: Os resultados apresentados reforçam o argumento de que o diagnóstico do melanoma cutâneo em seus estádios iniciais reduz os custos de tratamento, gerando considerável economia tanto para o sistema público de saúde (SUS) quanto para o sistema privado (convênios).
Palavras-chave: MELANOMA, MELANOMA/ECONOMIA, MELANOMA/TERAPIA, NEOPLASIAS CUTÂNEAS/ECONOMIA, NEOPLASIAS CUTÂNEAS, RAIOS ULTRAVIOLETA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841