Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 84 Número 3
Educação médica continuada
Mastocitose*
Mastocytosis
Luciana Cirillo Maluf1, Jefferson Alfredo de Barros2, Carlos D’Aparecida dos Santos Machado Filho3
1Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Preceptor da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC – Santo André (SP), Brasil.
2Residente da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC – Santo André (SP), Brasil.
3Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. Regente da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC – Santo André (SP), Brasil.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 17.02.2009. * Trabalho realizado na Faculdade de Medicina do ABC – Santo André (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Barros JA, Maluf LC, Machado Filho CD. Mastocitose. An Bras Dermatol. 2009;84(3):213-25.
Correspondência:
Luciana Cirillo Maluf
Rua Marcos Mélega, 150 - D-1 Alto de Pinheiros
05466 010 Santo André SP
Tel./Fax: 11 3023-0789
E-mail. lcmaluf@hotmail.com
A mastocitose é caracterizada pelo acúmulo patológico e ativação de mastócitos nos tecidos e órgãos. Embora a classificação da mastocitose e seus critérios diagnósticos sejam bem aceitos, há necessidade de estabelecer parâmetros para aplicação de testes diagnósticos, avaliação clínica e respostas aos tratamentos. O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão extensa da literatura, oferecendo conhecimento global sobre os mecanismos etiopatológicos e isiopatológicos, dando especial ênfase à diagnose, classificação e tratamento da mastocitose, promovendo a educação médica continuada.
Palavras-chave: MASTOCITOSE, MASTOCITOSE CUTÂNEA, MASTOCITOSE SISTÊMICA, URTICARIA PIGMENTOSA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841