Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 84 Número 2
Caso Clínico
Paquidermodactilia transgressiva: relato de um caso *
Transgrediens pachydermodactyly: report of a case
Lia Rachel Gomes do Vale1, Flávia Regina Coeli2, Nilceo Michalany3, Karime Marques Hassun4, Adriana Maria Porro5
1Médica residente em Dermatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – São Paulo (SP), Brasil.
2Médica especializanda em dermatologia pediátrica e ex-residente de dermatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – São Paulo (SP), Brasil.
3Médico do Departamento de Patologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – São Paulo (SP), Brasil.
4Médica do Departamento de Dermatologia. Mestre em dermatologia. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – São Paulo (SP), Brasil.
5Professora adjunta do Departamento de Dermatologia. Doutora em dermatologia. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – São Paulo (SP), Brasil.
Recebido em 20.09.2006. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 28.09.07. * Trabalho realizado nos departamentos de Dermatologia e Patologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Escola Paulista de Medicina – São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Vale LRG, Coeli FR, Michalany N, Hassun KM, Porro AM. Paquidermodactilia transgressiva: relato de um caso. An Bras Dermatol. 2009;84(2):190-3.
Correspondência:
Lia Rachel Gomes do Vale
Rua Estado de Israel, 701 Apto. 23 Vila Clementino
04022 002 - São Paulo – SP
Tel./fax: (011) 5084-1286 9628-1430 5576-4135
A paquidermodactilia é forma rara de fibromatose digital envolvendo as porções proximais dos dedos, que afeta homens jovens. Apresenta-se caso de paciente de 25 anos com quadro de nódulos assintomáticos nas mãos há dois anos, e há três meses com lesões semelhantes nos pés e no joelho direito. O exame histopatológico revelou espessamento da derme com proliferação de fibroblastos e de fibras colágenas e aumento de mucina. O caso descrito corresponde à paquidermodactilia do tipo transgressiva.
Palavras-chave: CORTICOSTERÓIDES, DERMATOSES DA MÃO, FIBROMA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841