Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 84 Número 2
Dermatopatologia
Como o clipping pode auxiliar o dermatologista *
How the Nail Clipping helps the dermatologist
José Fillus Neto1, Ana Maria Tchornobay2
1Mestre em patologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor de patologia médica, adj. IV, área de dermatopatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil.
2Dermatologista, médica voluntária do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil.
Recebido em 30.01.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 24.03.09. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este arquivo: Fillus Neto J, Tchornobay AM. Como o clipping pode auxiliar o dermatologista. An Bras Dematol. 2009;84(2):173-6.
Correspondência:
José Fillus Neto
Rua Voluntários da Pátria, 475, 6º andar, sala
605 - Ed. Asa Centro
80020 926 Curitiba PR
Tel./fax: 55 (41) 323524
E-mail: jfn@netpar.com.br
Alterações ungueais são queixas muito frequentes nos consultórios dermatológicos. Onicomicoses representam cerca de 50% das onicopatias, daí a importância de se estabelecer o diagnóstico correto antes de se iniciar o tratamento. Neste artigo, relataremos a utilidade de um exame que é de fácil execução pelo clínico, de baixo custo e sensível: esse exame consiste na análise histopatológica da queratina ungueal distal, atualmente já consagrado com o termo clipping.
Palavras-chave: DOENÇAS DA UNHA, DOENÇAS DA UNHA/DIAGNÓSTICO, ONICOMICOSE/DIAGNÓSTICO, ONICOMICOSE/PATOLOGIA, ONICOMICOSE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841