Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 84 Número 2
Artigo de revisão
Abordagem nas doenças sexualmente transmissíveis *
Approach in sexually transmitted diseases
Walter Belda Junior1, Ricardo Shiratsu2, Valdir Pinto3
1Responsável pelo Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Livre-docente em dermatologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor-assistente doutor do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) – São Paulo (SP), Brasil.
2Professor-assistente voluntário do Departamento de Dermatologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – São Paulo (SP), Brasil.
3Programa Nacional de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 20.02.09. * Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) – São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Belda Jr. W, Shiratsu R, Pinto V. Abordagem nas doenças sexualmente transmissíveis. An Bras Dermatol. 2009;84(2):151-59.
Correspondência:
Walter Belda Junior
Av. Açocê, 162- Moema
04075 020 São Paulo - SP
Tel./fax: 55 11 50515141
E-mail: walterbelda@uol.com.br
As doenças sexualmente transmissíveis estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Entre suas consequências estão a infertilidade feminina e masculina, a transmissão de mãe para filho, determinando perdas gestacionais ou doença congênita, e o aumento do risco para a infecção pelo HIV. Dessa forma, este guideline tem o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade de atenção às pessoas com infecções sexualmente transmissíveis mais frequentes no Brasil, trazendo de forma didática e concreta o estado atual dos conhecimentos para os dermatologistas e médicos em geral que atuam no atendimento dessas pessoas e as principais recomendações para o diagnóstico e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis mais recorrentes.
Palavras-chave: CANCRÓIDE, DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS/DIAGNÓSTICO, DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS/ETIOLOGIA, DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS/TERAPIA, GONORRÉIA, GRANULOMA INGUINAL, LINFOGRANULOMA VENÉREO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841