Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 84 Número 2
Investigação
O uso da associação azitromicina e N-metil glucamina no tratamento da leishmaniose cutânea causada por Leishmania (Leishmania) amazonensis em camundongos C57BL6*
The use of azythromycin and N-methyl glucamine for the treatment of cutaneous Leishmaniasis caused by Leishmania (Leishmania) amazonensis in C57BL6 mice
Raimunda Nonata Ribeiro Sampaio1, Íris Campos Lucas2, Arnoldo Velloso da Costa Filho3
1Professora-associada da Universidade de Brasília (UnB), Chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário de Brasília (UnB) – Brasília (DF), Brasil.
2Aluna de Iniciação Científica da UnB-CNPq no período 2005/2006. Laboratório de Dermatomicologia da Universidade de Brasília (UnB) – Brasília (DF), Brasil
3Aluno de Iniciação Científica da UnB-CNPq no período 2005/2006. Laboratório de Dermatomicologia da Universidade de Brasília (UnB) – Brasília (DF), Brasil
Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 20.02.089. * Trabalho realizado no Laboratório de Dermatomicologia da Universidade de Brasília (UnB) – Brasília (DF), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Apoio financeiro parcial da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos – Finatec. Como citar este artigo: Sampaio RNR, Lucas IC, Costa Filho AV. O uso da associação azitromicina e N-metil glucamina no tratamento da leishmaniose cutânea causada por Leishmania (Leishmania) amazonensis em camundongos C57BL6. An Bras Dermatol. 2009;84(2):125-8.
Correspondência:
Raimunda N. R. Sampaio
SHIS QI 25, conjunto 02, casa 01-Lago Sul
71660 220 Brasília DF
Tel./fax: 55 61 33671331 61 33673825
E-mail: rsampaio@unb.br
FUNDAMENTOS: O tratamento de primeira escolha da leishmaniose tegumentar americana é a N-metil-glucamina que tem alta toxicidade, exige administração parenteral e nem sempre cura. A azitromicina mostrou ação in vitro e resultado contraditório na doença humana.
OBJETIVO: Verificar se a associação N-metil-glucamina+azitromicina é mais eficaz do que N-metil-glucamina no tratamento da leishmaniose experimental.
MÉTODOS: 25 camundongos inoculados com a cepa C57BL/6 de L. (L.) amazonensis foram divididos em dois grupos. Um foi tratado com 400mgSbV/kg/dia de N-metil-glucamina associado a 200mg/kg/dia de azitromicina durante 20 dias, e o outro com N-metil-glucamina, na mesma dose, durante o mesmo tempo. Foi feita avaliação clínica e parasitológica com análise estatística.
RESULTADO: Na avaliação clínica, pesquisa de amastigotas e das culturas, não houve diferença estatística. Verificou-se, entretanto, diferença significante no resultado das culturas realizadas através de diluição limitante, que desfavoreceu a associação NMG+ azitromicina.
CONCLUSÃO: A associação N-metil-glucamina e azitromicina não demonstrou mais eficácia do que o N-metil-glucamina em uso isolado.
Palavras-chave: AZITROMICINA, LEISHMANIOSE CUTÂNEA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841