Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 84 Número 1
Caso Clínico
Papilomatose confluente e reticulada de Gougerot e Carteaud: relato de três casos *
Confluent and reticulated papillomatosis of Gougerot and Carteaud: report of three cases
Leonardo Mello Ferreira1, Lucia Martins Diniz2, Carlos Jaques Mazzei Ferreira3
1Pós-graduando do Serviço de Dermatologia da Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia (Emescam) – Vitória (ES), Brasil.
2Professora-assistente do Serviço de Pós-Graduação em Dermatologia da Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia (Emescam) – Vitória (ES), Brasil.
3Especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) – Linhares (ES), Brasil.
Recebido em 30.8.2005. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 13.6.07. * Trabalho realizado na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) – Vitória (ES), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Ferreira LM, Diniz LM, Ferreira CJM. Papilomatose confluente e reticulada de Gougerot e Carteaud: relato de três casos. An Bras Dermatol. 2008;84(1):78-81.
Correspondência:
Leonardo Mello Ferreira
Av. Governador Lindenberg 1066 3° andar, centro
29900 202 - Linhares - ES
Tel.: (27) 32641908
E-mail: leonardomellof@gmail.com
A papilomatose confluente e reticulada de Gougerot e Carteaud é dermatose rara, de etiologia obscura. Há diversas opções terapêuticas – retinóides tópicos e sistêmicos, antibióticos orais, entre outros – a maioria com resultados discretos. Os autores descrevem três casos da doença, em adultos, dois do sexo feminino e um do sexo masculino, com lesões características – pápulas que se tornavam confluentes no centro e reticuladas na periferia, formando placas de limites imprecisos, ligeiramente descamativas – e discutem aspectos etiológicos e terapêuticos da doença.
Palavras-chave: DERMATOPATIAS, DERMATOPATIAS/ETIOLOGIA, HIPERPIGMENTAÇÃO/DIAGNÓSTICO, PAPILOMA/PATOLOGIA, HIPERPIGMENTAÇÃO, PAPILOMA, TERAPÊUTICA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841