Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 84 Número 1
Caso Clínico
Dermatite de contato por mercúrio elementar com reação a distância *
Contact dermatitis to elemental mercury with distant lesion
Eduardo Mello De Capitani1, Elemir Macedo de Souza2, Ronan José Vieira3, Paulo Roberto Madureira3
1Professor-assistente. PhD. Coordenador do Centro de Controle de Intoxicações do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – São Paulo (SP), Brasil.
2Professor-assistente. PhD. Departamento de Dermatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas. (Unicamp) – São Paulo (SP), Brasil.
3Professor-assistente. PhD. Centro de Controle de Intoxicações do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas. (Unicamp) – São Paulo (SP), Brasil.
Recebido em 26.09.05 Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 12.02.08 * Trabalho realizado no Centro de Controle de Intoxicações do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas – São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum * Paper apresentado no XXV Congresso Internacional da Associação Européia de Centros de Intoxicação e Toxicologistas Clínicos - Berlin, 10-13 Maio de 2005.
Correspondência:
Eduardo Mello De Capitani
Caixa Postal 7042
13076 970 - Campinas - SP
Tel.: (19) 3788 7595, 3788 7907
Cel: (19) 9724 9916
Fax: (19) 3788 7907, 3788 7595
E-mail: capitani@fcm.unicamp.br
eduardocapitani@yahoo.com
Apresenta-se caso clínico de dermatite de contato e reação a distância por contato com mercúrio elementar. Paciente apresentou eritema, edema e vesículas após contato dérmico com mercúrio. Lesões evoluíram para placas eritematosas com pequenas áreas enegrecidas sugerindo necrose e vesículas secas. Ocorreram lesões eritematosas a distância no tórax, abdômen e face flexora do cotovelo. Dosagem de Hg na urina 36 horas após início do contato foi de 5,9µg/L, e no sétimo dia 19,6µg/L, indicando absorção através da pele inflamada. Lesões dermatológicas por contato direto por mercúrio metálico elementar devem ser esperadas em casos acidentais.
Palavras-chave: DERMATITE, MERCÚRIO, URINA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841