Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 84 Número 1
Caso Clínico
Acne induzida por amineptina
Acne induced by amineptine
Antonio Carlos Martins Guedes1, Aline Almeida Bentes2, Jackson Machado-Pinto3, Maria de Lourdes Ribeiro de Carvalho4
1Professor adjunto de Dermatologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em
Dermatologia pela UNIFESP – São Paulo (SP), Brasil.
2Acadêmica de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte (MG), Brasil.
3Doutor em Medicina pela Santa Casa de Belo Horizonte. Chefe da Clínica Dermatológica da Santa Casa de Belo Horizonte. Professor da Faculdade de Ciências Médicas
de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG), Brasil.
4Dermatologista. Doutora em Ciências, Área de Concentração: Imunoparasitologia, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG) – Belo Horizonte (MG), Brasil.
Recebido em 16.09.2005. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 26.08.07. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia – Hospital das Clínicas (UFMG) – Belo Horizonte (MG), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Guedes ACM, Bentes AA, Machado-Pinto J, Carvalho MLR. Acne induzida por amineptina. An Bras Dermatol. 2009;84(1):71-4.
Correspondência:
Antonio Carlos Martins Guedes
Rua Padre Rolim, 515 Sala 708. Santa Efigênia
30190 030 - Belo Horizonte - MG
Tel./fax: (31) 3274-8400
Relata-se um caso grave de lesões acne-símile associada a amineptina (Survector®), proeminentes na face e dorso, acometendo outros sítios não afetados pela acne vulgar, como períneo, braços e pernas. As lesões apareceram após a auto-administração crônica de altas doses do medicamento. Lesões ceratoacantoma-símile também estavam presentes, tendo as lesões menores resposta satisfatória ao tratamento com imiquimod tópico. O relato é significativo pela raridade da doença.
Palavras-chave: ACNE VULGAR, CERATOACANTOMA, ERUPÇÃO POR DROGA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841