Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 83 Número 5
Caso Clínico
Hiperceratose focal acral associada à hipocromia de dermatóglifos
Focal acral hyperkeratosis with hypochromic dermatoglyphics
Roberto Rheingantz da Cunha Filho1, Hiram Larangeira de Almeida Jr2
1Mestre em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), médico dermatologista no Centro de Especialidades Médicas de Joaçaba (CEM) – Joaçaba (SC), Brasil.
2Doutor em dermatologia, professor e coordenador do programa de Mestrado em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) – Pelotas (RS), Brasil.
Recebido em 18.06.2007. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 07.12.2007. * Trabalho realizado no Centro de Especialidades Médicas de Joaçaba (CEM) – Joaçaba (SC) e Universidade Católica de Pelotas – Pelotas (RS), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Cunha Filho RR, Almeida Jr HL. Hiperceratose focal acral associada à hipocromia de dermatóglifos.
Correspondência:
Roberto Rheingantz da Cunha Filho
Rua Roberto Trompowsky 194 – Centro
89600 000 - Joaçaba -SC
Tel./Fax: (49) 3522-1269
"E-mail":robertodermatologista@yahoo.com.br
Hiperceratose focal acral é dermatose rara caracterizada por pápulas ceratóticas acrais que afetam preferencialmente as superfícies marginais das mãos e dos pés, pertencendo ao grupo das hiperceratoses marginais. Apresentamos variante inédita de mulher de 45 anos de idade, branca, dona-de-casa, sem história familiar, com lesões ceratóticas papulosas localizadas nos pés e hipocromia de dermatóglifos na região afetada. Histologicamente apresentou hiperortoceratose, desnível da epiderme (degrau), acantose e hipergranulose. Os tratamentos com ceratolíticos tópicos foram ineficientes, de forma semelhante aos casos descritos na literatura atual.
Palavras-chave: CERATODERMIA PALMAR E PLANTAR, CERATOSE, DERMATOSES DO PÉ, HIPOPIGMENTAÇÃO, TECIDO ELÁSTICO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841