Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 83 Número 3

Síndrome em Questão

Você conhece esta síndrome?

Do you know this syndrome?


CLÁUDIA MÁRCIA DE RESENDE SILVA1, Magda Bahia2, JOÃO RENATO VIANNA GONTIJO3


1Médica do Ambulatório de Dermatologia Pediátrica; Mestre em Medicina pela UFMG.
2Professora Adjunta de Pediatria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte (MG), Brasil.
3Bolsista do Programa de Bolsa de Iniciação Científica (PBIC/CNPq). Acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte (MG), Brasil.

Recebido em 22.04.2008. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 06.05.2008. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte (MG), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: PBIC/CNPq Como citar este artigo: Silva CMR, Bahia M, Gontijo JRV. Você conhece essa síndrome? Síndrome de Alagille.

Correspondência:
Claudia M Resende Silva Avenida Pasteur 89 salas 405 - 407 Santa Efigênia 30150 290 - Belo Horizonte - MG. "E-mail":claudiamrsilva@terra.com.br

 

Resumo

A síndrome de Alagille, doença autossômica dominante de expressividade variável, é uma das causas mais freqüentes de hepatopatia crônica na infância. Sua principal característica é a escassez de ductos biliares intra-hepáticos, com repercussões variáveis sobre o órgão. O quadro cutâneo caracteriza-se por prurido intenso, muitas vezes intratável, e múltiplos xantomas.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações