Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 83 Número 3
Educação médica continuada
Biologia molecular aplicada às dermatoses tropicais
Molecular biology in tropical dermatoses
ANA MARIA FERREIRA ROSELINO1
1Professor Associado do Departamento de Clínica Médica, Divisão de Dermatologia, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP - Ribeirão Preto (SP), Brasil.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 05.06.2008. Trabalho realizado no no Laboratório de Biologia Molecular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: FAEPA-HCFMRP-USP (Fundação de Auxílio ao Ensino, Pesquisa e Assistência); APH (Associação Paulista contra a Hanseníase - processos nos 092/2005; 112/2007); CNPq (proc. no 400930/05-6); Fapesp (proc. no 2007/54416-2). Como citar este artigo: Roselino AM. Biologia molecular aplicada às dermatoses tropicais. An Bras Dermatol. 2008;83(3):187-203.
Correspondência:
Ana Maria Roselino
Divisão de Dermatologia – FMRP-USP
Av. Bandeirantes 3900
14049 900 Ribeirão Preto SP
Fax: +55.16.36336695
"E-mail":amfrosel@fmrp.usp.br
São apresentados conceitos básicos sobre célula, código genético e síntese protéica, e sobre algumas técnicas de biologia molecular, tais como PCR, PCR-RFLP, seqüenciamento de DNA, RT-PCR e immunoblotting. São fornecidos protocolos de extração de nucleotídeos e de proteínas, como salting out no sangue periférico e métodos do fenol-clorofórmio e do trizol em tecidos. Seguem-se exemplos comentados da aplicação de técnicas de biologia molecular para o diagnóstico etiológico e pesquisa em dermatoses tropicais, com ênfase na leishmaniose tegumentar americana e hanseníase.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841