Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 16 Número 3
Artigos originais
Piedra branca das extremidades de secção dos cabelos
HUGO RIBEIRO (PORTO-ALEGRE)1
1Arquivos Rio Grangense de Medicina nº 12 - Dezembro 1937
O autor descreve dois casos de Piedra branca, cujos nódulos se localizam quasi exclusivamente nas extremidades de secção dos cabelos. No primeiro doente não foi encontrado, era cuidadosa pesquisa, um só nódulo fixado fora da extremidade; no segundo, no meio de uma infinidade de fios conta Minados, encontrava-se um ou outro de localização diversa. Como o primeiro doente cortava seguidamente os cabelos e o outro não, pensa o autor que os nódulos só se desenvolvem ao longo dos fios, muito tempo depois de haver numerosos nas nas extremidades. Sem pretender apresentar um estudo micológico, mostra microfotografias dos nódulos fixados nas extremidades constituidos por esporos. Descreve 5 tipos de colônias claras com o mesmo material cultivado em meio de Sabouraud. O autor aguarda a publicação dos estudos feitos poi parasitólogos, que completarão o trabalho e conclue da se¬guinte maneira: 1 - Ha um tipo de Piedra branca, cujos nódulos se localisam quasi exclusivamente nas extremidades de secção dos cabelos. 2 - Essa localisação não é descrita nos casos de Piedra, branca ou negra, até então observados pelos diversos autores. 3 - Trata-se, ou de uma modalidade clínica ainda não registrada de Piedra branca, produzida por cogumelos já conhecidos ou de uma nova. tricosporia, o que parece mais provavel. 4 - A distinção só poderá ser feita após estudo por para sitólogo e aguarda-se essa solução que será publicada. 5 - Em virtude da localisação dos nódulos nas extremidades livres, constantemente seccionada pelo cabeleireiro, a doença é de curta duração.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841