Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 78 Número 5

Caso Clínico

Eritroqueratodermia simétrica progressiva: relato de caso

Symmetrical progressive erythrokeratodermia: a case report


CRISTIANE DALMAGRO1, CARINA PELLENZ CARVALHAL1, LUCIO BAKOS2


1Médica dermatologista, ex-residente do Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
2Professor Titular de Dermatologia - UFRGS.

Recebido em 07.07.2000. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 21.01.2003. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Correspondência:
Cristiane Dal Magro SCN Quadra 1 - Bl. E - Ed. Cenral Park - Sala 710 Brasilia DF 70710-928 Tel.: (61) 327-2324 "E-mail":dal.magro@apis.com.br

 

Resumo

A eritroqueratodermia simétrica progressiva (EQSP) é genodermatose rara, caracterizada por placas eritematosas e hiperceratóticas fixas, de distribuição simétrica nas extremidades. A primeira descrição da doença foi feita por Darier em 1911, e desde então existem poucas publicações a respeito do assunto. Os autores relatam um caso de EQSP em uma menina de nove anos de idade, com lesões localizadas nos cotovelos e joelhos, de aspecto típico. Os achados histológicos foram inespecíficos, e o tratamento com produtos de uso tópico, insatisfatório. A descrição do caso visa correlacionar os achados clínicos, histológicos, e a evolução do quadro, dentro dos conhecimentos atuais sobre a doença.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações