Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 78 Número 5
Caso Clínico
Eritroqueratodermia simétrica progressiva: relato de caso
Symmetrical progressive erythrokeratodermia: a case report
CRISTIANE DALMAGRO1, CARINA PELLENZ CARVALHAL1, LUCIO BAKOS2
1Médica dermatologista, ex-residente do Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
2Professor Titular de Dermatologia - UFRGS.
Recebido em 07.07.2000. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 21.01.2003. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
Correspondência:
Cristiane Dal Magro
SCN Quadra 1 - Bl. E - Ed. Cenral Park - Sala 710
Brasilia DF 70710-928
Tel.: (61) 327-2324
"E-mail":dal.magro@apis.com.br
A eritroqueratodermia simétrica progressiva (EQSP) é genodermatose rara, caracterizada por placas eritematosas e hiperceratóticas fixas, de distribuição simétrica nas extremidades. A primeira descrição da doença foi feita por Darier em 1911, e desde então existem poucas publicações a respeito do assunto. Os autores relatam um caso de EQSP em uma menina de nove anos de idade, com lesões localizadas nos cotovelos e joelhos, de aspecto típico. Os achados histológicos foram inespecíficos, e o tratamento com produtos de uso tópico, insatisfatório. A descrição do caso visa correlacionar os achados clínicos, histológicos, e a evolução do quadro, dentro dos conhecimentos atuais sobre a doença.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841