Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 14 Número 1
Artigos originais
Achorion gypseum, Bodin 1907
A. MARTINS DE CASTRO1
1Dermatologista do Instituto Conde de Lara, São Paulo.
Entregue para a publicação em 17 de Novembro de 1938.
Caso de herpes parasitário interessando a palpebra inferior, com invasão dos cílios. O material semeado deu culturas rapidas e vivazes, que mais tarde foram classificadas como Achorion gypseum. Foi feito minucioso estudo micologico. O exame direto do material, clarificado pela potassa, demonstrou numerosos filamentos micelianos nas escamas e nos cilios. As culturas nos meios açucarados de Sabouraud tinham o aspecto de discos, a princípio penugentos e brancos, mais tarde pulverulentos, amarelados e franjados. O cultivo em gota pendente evidenciou a existencia de conidias ou aleurias e de numerosos fusos multiloculados. Baseado nesses caracteres o A. considerou o parasito como Microsporon fulvum. Sabouraud, consultado a respeito, classificou-o como Achorion gypseum, aconselhando a inoculação em cobaio. Realisada esta ultima, foi possível observar a formação de minusculos "godets" entre o 15° e o 18° dia. São passados em revista, por ultimo, os principais trabalhos sôbre o assunto, o de Bodin de 1907, o de Suis, de Tolosa, de Sabouraud, de Takahashi e Morikawa, Zuzuki, Ildrim, Truffi, Pignot e Hruszek.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841