Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 18 Número 2
Editorial
Doença de Nicolas-favre-durand
DR. RUBEM D. AZULAY1
1Assistente de Dermatologia e Sifilografia da Fac. Flum. de Medicina (Catedrático: Prof. Parreiras Horta). Assistente do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio.
Trabalho apresentado, em 1941, à Sociedade de Medicina e Cirurgia de Niterói e laureado com a medalha de ouro Antônio Pedro, de 1941, e, em 1942, à Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sifilografia, na sessão de 28. X .1942.
Nosso trabalho é composto de 2 partes. Na l.ª, apresentamos 6 observações clínicas e fazemos uma explanação geral sôbre a doença de NICOLAS-FAVRE-DURAND. A 2.ª parte é a concernente à experimentação. Fizemos inoculações com pus 1/5 em cobaios, pelas seguintes vias: subcutânea, peritoneal, testicular e intracraneana; e, em ratos, pelas seguintes vias: subdural e peritoneal. Fizemos ainda inoculação em cobaio com líquor de doente linfogranulomatoso, por via subdural. Das inoculações feitas conseguimos uma meningoencefalite específica em um cobaio inoculado por via intracraneana. Com o cérebro dêsse cobaio fizemos antígeno de FREI que funcionou bem. Por ser a primeira vez que se consegue isso no Brasil, é que trazemos êste trabalho a esta Sociedade, com o fim de assim colaborarmos para o seu engrandecimento.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841