Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 20 Número 3
Editorial
Os adenomas Simétricos da Face.
DR. HUMBERTO CERRUTI
Apresentado na sessão de 2 de março de 1945 de Dermatologia e Bifilografla do Segundo Congresso Médico Paulista, em comemoragão do cinqüentenário da fundação da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo.
Correspondência:
Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 167, e trav. 7 de abril, 19 - apt° 50 (S. Paulo), respectivamente.
Os autores põem em evidência as dúvidas e as discrepâncias existentes na literatura relativa aos assim chamados adenomas simétricos do rosto, revelando, especialmente, as opiniões contraditórias dos diversos autores em relação à unidade ou à dualidade das síndromes de Pringle e de Balzer-Ménétrier. Nas referências bibliográficas documentam a existência de formas que, sob o aspecto clínico ou anátomo-patológico, parecem representar formas de passagem entre as duas entidades clínicas, e, inversamente, os elementos que são favoráveis à nítida diferenciação delas. Tendo tido oportunidade de estudar dois casos clínicos, um com todas os caracteres clássicos da forma de Pringle, outro com a sintomatologia típica da moléstia de Balzer-Ménétrier, os autores se propõem confrontar com espírito crítico as características das duas formas, com a finalidade de deduzir um conceito pessoal sôbre a dúvida existente. Evidenciam, sob o aspecto clínico e anátomo-patológico, os elementos que, não só nos casos estudados, como também nos da bibliografia precedente, constituem argumentos de diferenciação entre as entidades mórbidas, e recolhem numa tabela sintética, tais dados que servem para o diagnóstico e, ao mesmo tempo, constituem os elementos de diferenciação entre as duas moléstias. Deduzem dos dados apresentados a convicção de que as formas de Balzer-Ménétrier e de Pringle não devem ser consideradas variedades de uma única forma mórbida, mas moléstias nosológicas, clinica e anátomo-patològicamente bem individuadas. A moléstia de Pringle é reconduzivel à forma de Hallopeau-Leredde-Darier, enquanto que o epitelioma cístico benigno de Brooke pode ser considerado variedade da moléstia de Balzer-Ménétrier. Justificadas com dados pormenorizados as conclusões clínicas acima, os autores discutem a questão da nomenclatura dos assim chamados adenomas sebáceos, aceitando a proposta de Pasini de denominar nevo epitelimatoso cístioo da face a forma de Balzer-Ménétrier e nevo fibro-angiectásico simétrico da face a forma de Pringle.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841