Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 20 Número 3

Editorial

Os adenomas Simétricos da Face.


DR. HUMBERTO CERRUTI


Apresentado na sessão de 2 de março de 1945 de Dermatologia e Bifilografla do Segundo Congresso Médico Paulista, em comemoragão do cinqüentenário da fundação da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo.

Correspondência:
Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 167, e trav. 7 de abril, 19 - apt° 50 (S. Paulo), respectivamente.

 

Resumo

Os autores põem em evidência as dúvidas e as discrepâncias existentes na literatura relativa aos assim chamados adenomas simétricos do rosto, revelando, especialmente, as opiniões contraditórias dos diversos autores em relação à unidade ou à dualidade das síndromes de Pringle e de Balzer-Ménétrier. Nas referências bibliográficas documentam a existência de formas que, sob o aspecto clínico ou anátomo-patológico, parecem representar formas de passagem entre as duas entidades clínicas, e, inversamente, os elementos que são favoráveis à nítida diferenciação delas. Tendo tido oportunidade de estudar dois casos clínicos, um com todas os caracteres clássicos da forma de Pringle, outro com a sintomatologia típica da moléstia de Balzer-Ménétrier, os autores se propõem confrontar com espírito crítico as características das duas formas, com a finalidade de deduzir um conceito pessoal sôbre a dúvida existente. Evidenciam, sob o aspecto clínico e anátomo-patológico, os elementos que, não só nos casos estudados, como também nos da bibliografia precedente, constituem argumentos de diferenciação entre as entidades mórbidas, e recolhem numa tabela sintética, tais dados que servem para o diagnóstico e, ao mesmo tempo, constituem os elementos de diferenciação entre as duas moléstias. Deduzem dos dados apresentados a convicção de que as formas de Balzer-Ménétrier e de Pringle não devem ser consideradas variedades de uma única forma mórbida, mas moléstias nosológicas, clinica e anátomo-patològicamente bem individuadas. A moléstia de Pringle é reconduzivel à forma de Hallopeau-Leredde-Darier, enquanto que o epitelioma cístico benigno de Brooke pode ser considerado variedade da moléstia de Balzer-Ménétrier. Justificadas com dados pormenorizados as conclusões clínicas acima, os autores discutem a questão da nomenclatura dos assim chamados adenomas sebáceos, aceitando a proposta de Pasini de denominar nevo epitelimatoso cístioo da face a forma de Balzer-Ménétrier e nevo fibro-angiectásico simétrico da face a forma de Pringle.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações