Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 20 Número 2
Artigos originais
Trichophiton Album (Sabouraud, 1909)
DR. NICOLAU ROSSETTI1
1Prof. Catedrático da Escola Paulista de Medicina Biologista-chefe do Instituto Adolfo Lutz
Descreve o autor, pormenorizadamente, o caso de um menino com lesões do couro cabeludo, o que é raro, e da pele glabra devidas ao T, album (Sabouraud, 1909) . O exame microscópico dos cabelos parasitados revelou tratar-se de Megasporo. As culturas em meio açucarado de Sabouraud não puderam ser obtidas no começo, enquanto conservados os tubos em temperatura ambiente. Mais tarde, quando colocados em estufa à temperatura de 28º C., começaram as colônias a aparecer, mostrando, aos poucos, as caraterísticas do T. (faviforme) album. Aproveitou-se o autor da oportunidade para a verificação do comportamento desse fungo nos chamados meios a base de estafilococos, como anteriormente o fizera Baudet. Viu nesses meios as culturas prosperarem bem, mesmo em temperatura ambiente; tornarem-se viçosas, não mais glabras mas penugentas e, microscopicamente, não serem mais formadas só de filamentos estéreis, como ocorria nos meios açucarados, mas apresentarem abundantes órgãos de frutificação. Em outras palavras, o T. (faviforme) album semeado em meio mais favorável como certamente o é para ele, o meio a base de estafilococo, perde seu caráter faviforme. Tem razão Baudet sugerir a exclusão do termo faviforme na designação acima. O A. experimentou, também, no mesmo meio a base de estafilococos outro cogumelo de cultura glabra - O. T. violaceum - não conseguindo, porém, modificações no macro e microscópico desse fungo.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841