Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 83 Número 2
Caso Clínico
Síndrome do glucagonoma em cão
Glucagonoma syndrome in a dog
MARCONI RODRIGUES DE FARIAS1, CAROLINA ZAGHI CAVALCANTE2, JULIANA WERNER3, NOEME SOUZA ROCHA4, THIAGO SILLAS5
1Professor adjunto I de Semiologia, Clínica e Cirurgia de Animais de Companhia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – São José dos Pinhais (PR), Brasil.
2Professora Auxiliar de Semiologia, Clínica e Cirurgia em Animais de Companhia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)- São José dos Pinhais (PR), Brasil.
3Médica Veterinária Patologista - Curitiba (PR), Brasil
4Professora-assistente doutora de Patologia Veterinária da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Botucatu (SP), Brasil.
5Médico veterinário residente em Clínica e Cirurgia de Animais de Companhia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – São José dos Pinhais (PR), Brasil.
Recebido em 31.10.2005. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 31.03.2008. * Trabalho realizado no Hospital Veterinário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – São José dos Pinhais (PR), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo/How to cite this article: Farias MR, Cavalcante CZ, Werner J, Rocha NS, Sillas T. Síndrome do glucagonoma em cão. An Bras Dermatol. 2008;83(2):146-50.
Correspondência:
Marconi Rodrigues de Farias
Hospital Veterinário da Pontifícia Universidade
Católica do Paraná.
Campus de São José dos Pinhais, BR 376- km 14,
Costeira, Caixa Postal 129
83010-500 - São José dos Pinhais - PR
Tel.:(41) : 3299-4361
"E-mail":marconi.farias@pucpr.br
O eritema necrolítico migratório é rara dermatose caracterizada por lesões erodo-ulcerativas e crostosas em áreas intertriginosas, junções mucocutâneas, superfícies articulares e de apoio crônico, que tem sido descrita em seres humanos, cães, gatos e rinocerontes. Sua etiologia tem sido relacionada a neoplasias pancreáticas, mormente das células alfa produtoras de glucagon, e a graves doenças do parênquima hepático ou gastroentérico. Relata-se o caso de um cão com necrose epidérmica metabólica secundária a glucagonoma, que apresenta fortes similaridades com a síndrome do glucagonoma em humanos.
Palavras-chave: PÂNCREAS, NEOPLASIAS, GLUCAGONOMA, CÃES
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841