Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 83 Número 2

Caso Clínico

Colagenoma eruptivo em paciente HIV+

Eruptive collagenoma in an HIV-positive patient


DANIEL DAL´ASTA COIMBRA1, JOANA CABRAL LUSTOSA2, DENISE DE FREITAS SARMENTO3, RICARDO BARBOSA LIMA4, OSVANIA M. N. PESSOA5


1Médico pós-graduado em Dermatologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestrando em doenças infecciosas do Instituto de Pesquisas Clínicas Evandro Chagas – Fundação Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Médica pós-graduada em Dermatologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Professora adjunta do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
4Professor adjunto do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
5Professora bolsista do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 22.01.2006. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 28.09.2007. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Rio de Janeiro(RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo / How to cite this article: Coimbra DD, Lustosa JC, Sarmento DF, Lima RB, Pessoa OMN. Colagenoma eruptivo em paciente HIV+. An Bras Dermatol. 2008;83(2):141-5.

Correspondência:
Daniel Dal’Asta Coimbra Rua Jornalista Henrique Cordeiro 30, ap 709, Barra da Tijuca - RJ 22632-450 - Rio de Janeiro – RJ. Tel.:(21) : 3298 6898 "E-mail":drcoimbra@gmail.com

 

Resumo

Colagenomas são hamartomas do tecido conjuntivo gerados por aumento anormal do colágeno dérmico. O colagenoma eruptivo caracteriza-se por pequenos nódulos duros, assintomáticos, sem relato de trauma ou processo inflamatório prévios. Descreve-se caso de paciente do sexo masculino, de 28 anos, que há 10 anos notou surgimento espontâneo de lesões papulosas no tronco, nos membros superiores e abdômen, e há três anos descobriu ser soropositivo para HIV. O diagnóstico diferencial, a classificação da doença como entidade própria e a associação casual com o HIV são discutidos, bem como a necessidade da realização da coloração vermelho Picrosirius/luz polarizada para confirmação diagnóstica dos colagenomas.

Palavras-chave: MICROSCOPIA DE POLARIZAÇÃO, HIV, HAMARTOMA, COLÁGENO



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações