Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 83 Número 2

Educação médica continuada

Disidrose: aspectos clínicos, etiopatogênicos e terapêuticos

Dyshidrotic eczema: clinical, etiopathogenic and therapeutic aspects


LORIVALDO MINELLI1, RYSSIA ALVAREZ FLORIÃO2, MANOEL STERNICK3, AIRTON DOS SANTOS GON4


1Professor-associado doutor da disciplina de dermatologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina – Londrina (PR), Brasil.
2Doutorado em dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Médica do Hospital Cardoso Fontes – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ex-chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Central do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
4Professor adjunto doutor da disciplina de dermatologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina – Londrina (PR), Brasil.

Recebido em 16.08.2007. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 19.03.2008. * Trabalho realizado na disciplina de dermatologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina – Londrina (PR) e Hospital Cardoso Fontes – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo / How to cite this article: Minelli L, Florião RA, Sternick M, Gon AS. Disidrose: aspectos clínicos, etiopatogênicos e terapêuticos. An Bras Dermatol. 2008;83(2):107-15.

Correspondência:
Lorivaldo Minelli Rua Edith Sabóia Franco, 329 (Vale das Araucárias) 86047-680 - Londrina, PR "E-mail":minelli.dermato@sercomtel.com.br

 

Resumo

A disidrose e as erupções disidrosiformes são dermatoses vesiculosas muito freqüentes e de localização palmar e/ou plantar, de difícil tratamento e de evolução recidivante. Sua cura definitiva depende da descoberta do agente etiológico e da possibilidade de sua retirada definitiva. Fatores emocionais, atopia, medicamentos, substâncias de contato, etc. têm sido relatados como seus causadores. Além do tratamento com corticosteróides, atualmente novas drogas têm sido indicadas nos casos mais graves e/ou refratários.

Palavras-chave: ECZEMA/FISIOPATOLOGIA, ECZEMA/DIAGNÓSTICO, ECZEMA DISIDRÓTICO/FISIOPATOLOGIA, ECZEMA, ECZEMA DISIDRÓTICO



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações