Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 78 Número 4
Caso Clínico
Hamartoma angiomatoso écrino: um tumor doloroso
Eccrine Angiomatous Hamartoma: a Painful Tumor
MICHELLE LARISSA ZINI LISE1, CRISTIANA DOURADO PONTUAL1, CÍNTIA DINIZ1, RODRIGO BRAGANÇA FONSECA1, ADA LOBATO QUATTRINO2, MAYRA CARRIJO ROCHAEL3
1Médico pós-graduando em dermatologia da Universidade Federal Fluminense.
2Médica dermatologista, professora adjunta de Dermatologia da Universidade Federal Fluminense.
3Médica patologista, professora adjunta de Patologia da Universidade Federal Fluminense.
Recebido em 16.07.2002. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 11.02.2003. Trabalho realizado na Universidade Federal Fluminense.
Correspondência:
Michelle Larissa Zini Lise
Av. Protásio Alves, 3563-13
Porto Alegre RS 90410-003
Tel.: (51) 3334-7740
"E-mail":michelle.zinilise@zipmail.com.br
O hamartoma angiomatoso écrino (HAE) é lesão benigna, em geral, congênita. Apresenta-se na maioria dos casos como nódulo ou placa cor da pele ou eritematosa associada ou não à hiperidrose focal e dor. Localiza-se preferencialmente nos membros inferiores, próximo aos joelhos ou nos artelhos, mas lesões na face, região cervical, sacra e tronco foram descritas. O principal diagnóstico diferencial deve ser feito com o tumor glômico. Em geral, o HAE tem evolução benigna, havendo relatos de remissão espontânea da dor, sem necessidade de remoção. Contudo, foram descritos casos em que a dor levou à exérese da lesão e mesmo à amputação do membro afetado. Os autores relatam um caso de hamartoma angiomatoso écrino de aparecimento tardio, com sintomatologia exuberante e de difícil tratamento.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841