Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 71 Número 3
Caso Clínico
Envolvimento ganglionar na hanseníase virchowiana: a propósito de um caso de reação hansênica simulando linfogranuloma venéreo
Lymphnode involvement in lepromatous leprosy: considerations on a case of leprotic reaction simulating lymphogranuloma venereum
JOSÉ AUGUSTO DA COSTA NERY1, OMAR LUPI DA ROSA SANTOS2, MARIA EUGENIA NOVISKI GALLO3
1Mestre em Dermatologia, Universidade Federal Fluminense - UFF, Médico Assistente, Ambulatório Souza Araújo.
2Doutorando em Dermatologia, Faculdade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Professor Auxiliar de Dermatologia, Universidade Gama Filho - UGF.
3Pesquisadora Titular - Fiocruz
Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em04.01.96. *Trabalho realizado no laboratório de Hanseníase do Ambulatório Souza Araújo e no Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz.
Correspondência:
José Augusto da Costa Nery
Laboratório de Hanseníase - Fiocruz
Av. Brasil 4365
Rio de Janeiro RJ 20541-340
A apresentação clínica da hanseníase e sua exteriorização reacional foge, muitas vezes, do padrão habitual, fazendo com que profissionais da área de saúde confundam o diagnóstico. Os autores apresentam um caso de hanseníase que se manifestou em seu período reacional com acometimento ganglionar extenso, induzindo ao diagnóstico diferencial com o linfogranuloma venéreo. A análise histopatológica do gânglio inguinal demonstrou grande quantidade de bacilos álcool-ácido resistentes. Após a introdução da talidomida, na dose de 300mg/dia, da hanseníase.
Palavras-chave: HANSENÍASE LEPROMATOSA, HANSENÍASE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841