Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 28 Número 3

Trabalhos originais

Penicilinoterapia da sífilis recente em 10 dias por um esquema de injeções de 3 em 3 dias


J. RAMOS E SILVA1, ANTAR PADILHA GONÇALVES2, D. PERYASSÚ3, NELSON O. MENDES4


1Professor Catedrático de Dermatologia e Sifilografia da Escola de Medi¬cina e Cirurgia (Rio de Janeiro) e Diretor do Departamento de Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
2Assistente do Departamento de Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro e da Cadeira de Dermatologia e Sifilografia da Escola de Medicina e Cirurgia - Rio de Janeiro (Catedrático: J. Ramos e Silva).
3Chefe de Clínica do Departamento de Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro e da Cadeira de Dermatologia e Sifilografia da Escola de Medicina e Cirurgia - Rio de Janeiro (Catedrático: J. Ramos e Silva).
4Patologista do Instituto Médico-Pedagógico Osvaldo Cruz, da Prefeitura do Distrito Federal (Rio de Janeiro).

*Trabalho do Departamento de Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro (Diretor: Prof. J. Ramos e Silva).*

Correspondência:
Enderêço dos An. brasil. de dermat. E sif.: caixa postal 389 (Rio). Enderêço dos autores: av. 13 de Maio, 37 - 3.º (Rio).

 

Resumo

1. Um esquema de penicilinoterapia, constituído por injeções, cada uma de 1.600.000 U.O. de penicilina G uma de Cristalina) (1.200.000 procaínica e 400.000 sódica cristalina), administradas de 3/3 dias, no total de 4 injeções em 10 dias, foi experimentado no tratamento de 81 portadores de sífilis recente. 2. A dificuldade de manter uma observação constante dos doentes, após , como era do nosso plano, torna precária a apreciação estatística dos resultados. 3. A principal vantagem do esquema por nós utilizado é de ordem econômica, pois reduz o número de injeções e o número de vêzes que o paciente se apresenta ao consultório, diminuindo, assim, o tempo perdido com o tratamento. 4. Os resultados foram classificados da seguinte forma: inconclusivos,16 casos: bons, 11 casos duvidosos com tendência a bons, 3 casos; duvidosos com tendência a fracasso, 1 caso; fracasso, 1 caso. 5. Tomando por base sòmente a porcentagem de fracassos (2 casos – 6,4%), ressalvando-se, porém, desde logo, não se tratar de um critério não isento de crítica, concluimos, a grosso modo, que os resultados conseguidos com o esquema experimentado poderão ser comparáveis aos obtidos com outros esquemas mais clássicos de penicilinoterapia da sífilis recente e que o mesmo merece ser submetido a uma tentativa mais ampla. 6. O resultado quanto à regressão das lesões, e conseqüentemente contrôle da contagiosidade, foi excelente, e a tolerância ao tratamento foi muito boa.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações