Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 21 Número 1
Artigos originais
Considerações sobre líquen escleroso
HUMBERTO CERRUTI
*Apresentado na sessão de 11 de julho de 1945 da Secção de Dermatologia e Sifilografia da Associação Paulista de Medicina.*
Correspondência:
Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 167 e trav. 7 de Abril, 19, ap. 50 (São Paulo), respectivamente.
Os autores, baseados na bibliografia precedente, examinam a questão do líquen escleroso pondo em evidência as muitas incertezas ainda existentes ern relação à tal forma mórbida. Relatam, em particular, as dúvidas com que muitos autores encaram acêrca da individualidade clínica da dermatose, relevando, especialmente, a opinião de muitos que não a consideram como uma variedade de líquen, mas como uma forma de esclerodermia localizada e a confundem com a assim chamada “white spot disease”. Descrevem um caso de sua observação, particularmente demonstrativo, que foi estudado e seguido durante a evolução da moléstia, expondo os dados relativos ao quadro clínico, os resultados dos exames laboratoriais e das pesquisas histopatológicas. Confrontam os dados da própria observação com os relatados na literatura anterior e discutem as razões pelas quais o argumento apresenta tantas incertezas, concluindo serem devidas, em grande parte, em alguns casos à errônea interpretação, em outros à confusão da nomenclatura das formas observadas. Declaram-se, nitidamente, favoráveis à diferenciação do líquen escleroso das esclerodermias em geral e do “white spot disease” em particular. Relatam os dados que, na opinião pessoal, constituem os elementos mais importantes para o diagnóstico diferencial e que dão ao líquen escleroso o caráter de entidade mórbida individuada.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841