Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 22 Número 3
Artigos originais
Pinta
OSWALDO G. COSTA1
1Belo Horizonte
O autor registra, pela primeira vez, no Estado de Minas Gerais, um caso de pinta (tipo cubano), em um paciente de côr preta, brasileiro, com 66 anos de idade, exercendo a profissão de cambista, tendo nascido e sempre residido em zonas não atingidas pela bouba. O paciente não executa trabalhos ma¬nuais, há 10 anos e não anda descalço. O comêco da moléstia processou-se há 24 anos. As lesões apresentadas no tegurnento cutâneo resumem-se em hiperqueratoses das regiões palmares e plantares, d''''os cotovelos e calcanhares (hiperquer,atoses difusas, pontuadas ou ern ilhotas e verruciformes) ; em hipercromias, hipocromias, acromias, eritema, acentuação dos sulcos normais da pele e escamação; em várias alterações ungueais (platoníquia, melanoníquia total ou parcial, onicauxis, oníquia e perioníquia escamosas, queratose sob-ungueal, distrofias ungueais e pterígio) . Constataram-se aortite, dilatação do coração e anormalidades do 2.0 tom aórtico. Os gânglios epitrocleanos apresentavam-se enfartados; testes de Wasser¬mann e de Kahn e ''''pesquisa direta foram positivos.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841