Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Site destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br

Volume 22 Número 3

Artigos originais

Pinta


OSWALDO G. COSTA1


1Belo Horizonte

 

Resumo

O autor registra, pela primeira vez, no Estado de Minas Gerais, um caso de pinta (tipo cubano), em um paciente de côr preta, brasileiro, com 66 anos de idade, exercendo a profissão de cambista, tendo nascido e sempre residido em zonas não atingidas pela bouba. O paciente não executa trabalhos ma¬nuais, há 10 anos e não anda descalço. O comêco da moléstia processou-se há 24 anos. As lesões apresentadas no tegurnento cutâneo resumem-se em hiperqueratoses das regiões palmares e plantares, d''''os cotovelos e calcanhares (hiperquer,atoses difusas, pontuadas ou ern ilhotas e verruciformes) ; em hipercromias, hipocromias, acromias, eritema, acentuação dos sulcos normais da pele e escamação; em várias alterações ungueais (platoníquia, melanoníquia total ou parcial, onicauxis, oníquia e perioníquia escamosas, queratose sob-ungueal, distrofias ungueais e pterígio) . Constataram-se aortite, dilatação do coração e anormalidades do 2.0 tom aórtico. Os gânglios epitrocleanos apresentavam-se enfartados; testes de Wasser¬mann e de Kahn e ''''pesquisa direta foram positivos.



© 2025 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações