Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 78 Número 4
Investigação
Estudo retrospectivo de 288 lipoaspirações realizadas no serviço de dermatologia do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo
Retrospective study of 288 liposuctions carried out at the dermatology service of the "Hospital do Servidor Publico Municipal de São Paulo"
YASSUNOBU UTIYAMA1, NILTON DI CHIACCHIO1, VANIA MARTA FIGUEIREDO YOKOMIZO2, TANIA MARIA HENNEBERG BENEMOND2, URSULA METELMANN NERI3
1Médico Assistente da Clínica de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.
2Médicas voluntárias da Clínica de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.
3Médica residente da Clínica de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.
Recebido em 05.08.2002. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 14.05.2003. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.
Correspondência:
Nilton Di Chiacchio
Rua Dr. Cesar, 62 - cj. 12
São Paulo SP 02030-000
Tel.: (11) 6979-8931
*Fundamentos:* A lipoaspiração ou lipossucção consiste na remoção cirúrgica de gordura subcutânea. Inicialmente foram realizadas pelo método "seco", sem nenhuma infiltração local de solução anestésica com sérias complicações pós-operatórias. Após a introdução da técnica "tumescente" com a utilização da solução de Klein tornou-se possível realizar cirurgias de lipoaspiração de forma segura. *Objetivo:* Analisar as cirurgias de lipoaspiração pela técnica tumescente quanto a sexo, idade, localização, volume aspirado, quantidade de gordura retirada, volume de solução anestésica de Klein utilizado e possíveis complicações. *Material e Métodos:* Trata-se de estudo retrospectivo, desenvolvido no período de 1994 a 2000, de 288 cirurgias de lipoaspiração realizadas em 266 pacientes, no ambulatório na Clínica de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. *Resultados:* Houve nítido predomínio do sexo feminino em relação ao sexo masculino, sendo a faixa etária mais freqüente a de 30-50 anos de idade. As regiões mais freqüentemente lipoaspiradas foram: abdômen, região trocantérica e flancos. A quantidade de gordura aspirada e o volume da solução de Klein injetado variaram conforme a região operada. Não foram observadas complicações no trans e pós-operatório. *Conclusão:* A cirurgia é segura, podendo ser realizada em ambulatório. A solução de Klein permite realizar a cirurgia com anestesia local oferecendo suficiente analgesia intra e pós-operatória, com rápida recuperação. Quando a lipoaspiração é realizada com anestesia tumescente, obedecendo a uma seleção criteriosa dos pacientes, os riscos cirúrgicos são extremamente raros.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841