Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 23 Número 4
Artigos originais
Estudos das intradermo-reações 2-4 dinitroclrorobenzeno e pela lepromina
RUBEM D. AZULAY1
1Docente-livre na Faculdade Fluminense de Medicina Chefe do Laboratório do Serviço Nacional de Lepra.
*Trabalho da Secção de Epidemiologia (Chefe: Dr. João Batista Risi) do Serviço Nacional de Lepra (Diretor: Dr. Ernani Agrícola).*
A fim de confirmar os trabalhos de alguns autores argentinos (1-2-3), que descreveram uma reação com o 2-4 dinitroclorobenzeno tendo o mesmo valor da reação lepromínica, resolvemos repetir essa experiência. Realizamos reações intradérmicas com 3 soluções: acetona, 2-4 dinitroclorobenzeno em acetona (1/1.000) e o mesmo composto em solução aquosa (1/1.000). Foram realizadas reações em 185 pacientes (105 lepromatosos, 32 tuberculói¬des, 17 incaracterísticos e 46 sadios). Todos foram submetidos à prova lepromínica para contrôle. Não obtivemos os mesmos resultados daqueles autores argentinos. Em solução aquosa o 2-4 dinitroclorobenzeno não deu nenhuma reação positiva (precoce e tardia). A solução acetônica do 2-4 dinitroclorobenzeno e a acetona deram o mesmo tipo de reação (necrose) tanto nos lepromino-negativos como nos lepromino-positivos. Na nossa opinião, o 2-4 dinitroclorobenzeno não tem valor como indicador da reatividade específica, em lepra.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841