Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 25 Número 3
Artigos originais
Epidermicose causada pela Associação de dois Dermatófitos
A. PADILHA GONÇALVES1
1Assistente da Cadeira de Clínica Dermatológica e Sifilográfica da Escola de Medicina e Cirurgia (Prof. Ramos e Silva) - Policlínica Geral do Rio de Janeiro
Trabalho apresentado na sessão de 28 de junho de 1950 da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sifilografia - Rio de Janeiro.
Correspondência:
Endereço do autor:
Av. Ataulfo de Paiva 1.103
Rio
É relatado um caso de epidermomicose produzida por Thichophyton purpureum e Thichophyton niveum. O paciente era portador de lesões eritêmato-escamosas, difusas e mal delimitadas, nas pernas, e de onimicose. Das lesões cutâneas foram isoladas as duas espécies de cogumelos citadas. Das unhas não foi possível obter culturas, embora o exame direto revelasse a presença de fungos. As manifestações cutâneas curavam com relativa facilidade sob o tratamento instituído. De vez que as epidermomicoses produzidas pelo T. purpureum são quase sempre rebeldes à terapêutica, é possível que o T. niveum tenha neste paciente exercido uma ação imunobiológica favorável a cura. Hipótese semelhante já foi aventada por Muskatblit para lesões produzidas pela associação do T. purpureum e T. interdigitale. É possível ainda que a morfologia peculiar das lesões do paciente relatado (limites impreciosos-aspecto eczematoso) tenha decorrido de circunstâncias análogas.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841