Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 27 Número 4
Trabalhos originais
Farmacodermias
J. SCHWEIDSON2
2Assistente da Cadeira de Clínica Dermatológica e Sifilográfica da Universidade do Paraná
Trabalho da Cadeira de Clínica Dermatológica e Sifilográfica da Universidade do Panamá ( Prof. R. N. Miranda) - apresentado a IX Reunião Anual dos Rérmato-Sifilógrafos Brasileiros (S. Paulo, set., 1952).
Correspondência:
Endereço do autor: R. N. Miranda
Rua Bruno Figueira, 376
Curitiba, Paraná
1.ª - As farmacodermias contribuíram com a freqüência de 1,2% no total dos casos dermatológícos registrados na Clínica Dermatológica da Universidade do Paraná. 2.ª - Foram observados casos de farmacodermias pelos seguintes medicamentos: sulfato de estreptomicina, penicilina, sulfadiazina, piramido, po¬dofilina e penicilina + procaína. 3.ª - Nos casos estudados, a estreptomicina produziu um quadro eruptivo idêntico em todos. Atuando externamente, em componentes de uma equipe de enfermeiras, desencadou um eczema agudo, localizado nas mãos e nas pálpebras. Enquanto foi usado o sulfato de estreptomicina, o fenômeno alérgico se produziu; deixando, porém, de manifestar-se quando o antibiótico passou a ser utilizado sob a forma de sulfato de di-hidro-estreptomicina. 4.ª - A penicilina, nos casos estudados, introduzida por via parenteral ou respiratória, produziu erupções de tipos diferentes: urticária e eczema. 5.ª - A sulfadiazina produziu erupção de tipo morbiliforme (1 caso estudado). 6.ª - O piramido, no único caso estudado, produziu erupção eczematosa, ou melhor, funcionou como um novo agente de poli-sensibilização em um caso de eczema. 7.ª - A podofilina em suspensão oleosa, usada externamente, desencadeou um quadro de eczema agudo, no caso aqui relatado. Êsse fenômeno tem sido observado freqüentemente no Centro de Tratamento Rápido, para doenças venéreas, em Curitiba. 8.ª - Penicilina + procaína foram responsabilizadas como desencadeadoras de eczema em indivíduo que já manifestara essa dermopatia por alergeno outro.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841