Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 26 Número 2
Trabalhos originais
Aspectos da sífilis através do movimento do Ambulatório de Dermatologia e Sifilografia do Hospital N. Senhora da Aparecida de São Paulo
AFONSO BLANCO
Trabalho apresentado ao 1º Congresso Íbero-Latino-Americano de Dermatologia e Sifilografia e à VII Reunião Anual dos Dérmato-Sifilográficos Brasileiros - Rio de Janeiro, Setembro de 1950.
Correspondência:
Rua Castro Alves, 490 (S. Paulo).
Todos os serviços de Clinica Dérmato-Sifilográfica deveriam apresentar estatísticas anuais, obedecendo ao seguinte padrão: número e percentagem de doentes novos sifilíticos atendidos e percentagem das formas de sífilis primária, secundária contagiante (roséola, pápulas e placas cutâneo-mucosas), fecundária assintomática cutâneo-mucosa, secundária assintomática cutâneo-mucosa, terciária gomosa ou tuberosa cutâneo-mucosaleucoplasia e heredo-sífilis nas formas secundárias e terciárias. Baseados na experiência de nossa clínica hospitalar e particular, temos a impressão que na cidade de São Paulo existe uma tendência geral da sífilis no sentido de comprometer cada vez menos o manto cutâneo. Somos de opinião que ao lado da terapêutica habitual antiluética deveriam ser empregados os raios ultravioletas em doses eritema, a fim de estimular as reações cutâneas de defesa, reações que presidem à imunidade dos órgãos internos e do sistema nervoso central, diante do treponema pálido.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841