Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 26 Número 2
Trabalhos originais
A ação terapêutica do óleo de Sapucaína na escabiose e nas tinhas do couro cabeludo e da pele glabra
NIRO M. MOREIRA
Trabalho realizado na Clínica Dermatológica e Sifilográfica da Faculdade Fluminense de Medicina (Prof. Paulo Parreiras Horta) e no Instituto Vital Brasil.
O óleo de Sapucaínha (Carpotroche brasiliensis) era usado antigamente pelos índios, em várias doenças da pele. Peckolt, em 1869, fez um preparado, contendo enxofre e óleo de Sapucaínha, com indicações em várias dermatoses.
Nos Serviços de Dermatologia do Prof. Parreiras Horta e a conselho deste, esse preparado era indicado em todos os casos de tinha do couro cabeludo, obtendo-se sempre bons resultados. Resolvemos então investigar o assunto, suprimindo o enxofre. A fórmula que nos deu melhores resultados foi a C, cuja composição é a seguinte:
Ácidos graxos totais do óleo de Sapucaínha chaulmúgrico, 24,4%.; hidnocárpico, 45%; górlico, 15,4%) - 2,5
Esteres benzílicos dêsses ácidos - 15%
Veículo: ácido esteárico, glicerina, trietanolamina e água.
Com essa fórmula, tratamos 185 casos de escabiose e 26 casos de tinhas do couro cabeludo; todos os casos de escabiose curaram-se muito facilmente com uma média de 3 aplicações; quanto aos casos de tinha do couro cabeludo por Microsporon e Tricophyton, obtivemos sucesso em 25 casos; apenas um caso não respondeu à medicação.
Verificamos ainda, <
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841