Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 26 Número 2
Trabalhos originais
Resenha estatística e algumas impressões clínicas da Secção de Alergia da Clínica Dérmato-Sifilográfica da Policlínica Geral do Rio de Janeiro
A. PADILHA GONÇALVES
Trabalho apresentado no I Congresso Íbero-Latino-Americano de Dermatologia e Sifilografia, realizado em conjunto com a VII Reunião Anual dos Dérmato-Sifilógrafos Brasileiros (Rio de Janeiro - setembro de 1950).
Correspondência:
Caixa Postal 389 (Rio).
Na Clinica Dérmato-Sifilográfica da Policlínica Geral do Rio de Janeiro os pacientes que, examinados pelo dermatologista, evidenciam possibilidades de apresentar dermatoses alérgicas, são enviados à Secção de Alergia para elucidação do diagnóstico e, eventualmente, para tratamento. Os pacientes, assim encaminhados com o diagnóstico dermatológico, são submetidos à investigação alérgica, que tem início por detalhado e prolongado interrogatório e, orientados pelo que fôr apurado, serão feitos testes de contacto, de escarificação ou dietas de base. Por vezes só um desses meios é utilizado; outras vezes, usam-se dois deles ou todos e só excepcionalmente são realizados outros testes (por ex: hormonais ou com agentes físicos). A alergia de contacto tem sido investigada não só com os mais prováveis alergenos, de acordo com a anamnese, como também rotineiramente, com medicamentos tópicos comuns da terapêutica dermatológica e com certas substâncias conhecidas como altamente sensibilizantes. Disto têm resultado algumas observações interessantes, que serão abjeto de trabalho a ser oportunamente concluído. Em 3 quadros demonstrativos foram apresentados os dados estatísticos julgados como de maior utilidade.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841