Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 27 Número 1
Artigos originais
Lupo Eritematoso profundo ( Kaposi-Irgang)
OSWALDO G. COSTA1, MOACIR A. JUNQUEIRA2
1Professor de Clínica Dermato-Sifilográfica da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.
2Professor de Anatomia Patológica da Faculdade de Ciências Médicas de Minas GErais
Correspondência:
Endereço dos autores
Rua Ceará, 1991
Belo Horizonte (Minas Gerais)
Preferimos a denominação de eritematode, acrescentando-se à sinonímia sugerida os qualificativos: profundo ou nodular. A prioridade de referência ao lupo eritematoso profundo cabe a Kaposi, segundo Arnold Jr.. O caso em aprêço parece ser o primeiro registrado na América do Sul. As observações de lupo eritematoso profundo ainda permanecem raras. A sintomatologia clínica não difere, em linhas gerais, da descrita por Irgang e Arnold Jr. O lupo eritematoso apresenta localizações superficiais, medianas e profundas. Deve-se distingui-lo, na segunda eventualidade, da sarcoidose de Boeck-Schaumann e, na terceira, dos sarcóides de Darier-Roussy e Spiegel-Fendt, do eritema endurado de Bazin e das paniculites. A coexistência de lesões clássicas facilita o diagnóstico. O quadro histológico é característico.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841