Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 27 Número 1

Artigos originais

Esporotricose Familiar


JOSÉ AUGUSTO SOARES1, DOMINGOS DE OLIVEIRA RIBEIRO1, CARLOS DA SILVA LACAZ1


1Assistentes da Cadeira de Dermatologia e Sifilografia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - Hospital das Clínicas (Chefe: Prof. J. Aguiar Pupo)

 

Resumo

Os AA. apresentam três casos de esporotricose familiar em pacientes do sexo feminino. Passam em revista os trabalhos nacionais e estrangeiros sobre essa modalidade de contágio, concluindo pelo interêsse documentário da publicação, dada a raridade do achado. Outrossim, aceitam como provável a veiculação do Sporotrichurn pelas unhas das mãos dos pacientes, tais as condições de promiscuidade, má higiene e subnutrição constatadas e favorecedoras do contágio. Considerando também que há casos de esporotricose de difícil diagnóstico com a leishmaniose e ainda o fato de se poder comprovar retrospectivamente essa doença, concordam em emprestar relêvo às provas laboratoriais da intradermo-reação à esporotriquina e humorais de Widal e Abrami.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações