Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 78 Número 3
Artigo de revisão
Conhecimentos atuais sobre a biologia dos melanócitos no folículo piloso humano
Current knowledge on the biology of melanocytes in the human hair follicle
ISABEL OLIVEIRA DE OLIVEIRA1, HIRAM LARANGEIRA DE ALMEIDA JR.2
1Professora Adjunta do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Instituto de Biologia/UFPEL.
2Professor Adjunto de Dermatologia; Departamento de Medicina Especializada, Faculdade de Medicina/UFPEL.
Recebido em 11.07.2000. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 22.08.2002. Trabalho realizado na Universidade de Bradford, UK, como apoio da CAPES.
Correspondência:
Isabel Oliveira de Oliveira
Rua Félix da Cunha 258/102
Pelotas RS 96010-000
Tel/Fax: (53) 275-7337 / 275-7169
"E-mail":olivisa@ufpel.tche.br
Os processos de crescimento e pigmentação do cabelo não são completamente conhecidos. Da mesma forma, o papel que os melanócitos foliculares desempenham nesses processos ainda não foi esclarecido. A identificação do destino dos melanócitos foliculares ao final da fase de crescimento do folículo piloso e a localização do reservatório dessas células, que voltam a povoar a porção inferior do novo folículo ao final da fase telógena do ciclo de crescimento do cabelo, constituem objeto de estudo. Investigações têm sido realizadas visando identificar se os melanócitos são responsáveis por algum sinal molecular de comunicação envolvido com as mudanças observadas na estrutura do folículo piloso durante o ciclo do cabelo. Alguns fatores têm sido descritos como participantes dos processos essenciais para a biologia dos melanócitos. A importância da proteína antiapoptótica, Bcl-2, para a manutenção dos melanócitos já foi demonstrada. A via SCF/kit foi mencionada como um mecanismo primário para a regulação dos processos de proliferação e diferenciação dos melanócitos. Por outro lado, o mecanismo de ação dos androgênios sobre as células do folículo piloso tem sido objeto de muitos estudos que tentam explicar como esses hormônios participam da regulação dos processos de crescimento e pigmentação do cabelo. Portanto, o objetivo dessa revisão é apresentar os atuais conhecimentos envolvendo a biologia dos melanócitos foliculares.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841