Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 30 Número 1
Trabalhos originais
Estudo bacteriológico experimental de um caso de Lepra Lepromatosa - Nota Prévia
H. C. DE SOUZA-ARAUJO1
1Chefe do Laboratório de Leprologia do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro.
Comunicação feita à Academia Nacional de Medicina, em 23 de setembro de 1954.
Correspondência:
Av. 13 de Maio, 37 - 1º andar (Rio de Janeiro).
De um leproso lepromatoso (caso de L3), confirmado pela histopatologia e imunologia, foram isoladas e cultivadas 2 amostras de bacilos ácido-resistentes, sendo um cromogênico (amarelo dourado), produzindo película em caldo glicerinado isolado de linfa cutânea e outro isolado de urna suspensão de leproma tratado pela soda tipo eugônico branco cremoso. Essas culturas foram inoculadas em murídeos e em hamsters (Cricetus auratus). Em 3 ocasiões dezenas de larvas de Triatoma infestans foram colocados sobre a pele do doente. Sempre a maioria deles sugou, porém, só os 3 primeiros se mostraram fortemente positivos para bacilos ácido-resistentes. Tal fato é encarado pelo autor como paradoxal, porque em experimentos anteriores a grande maioria desses hematólogos se infestou com o bacilo de Hansen. Não obstante, triturados desses insetos foram inoculados em meios adequados e injetados em animais de laboratório sensíveis. Após injeções intravenosas de 63 cc de Promin (25,0 g. de D.D.S.), o paciente teve um ataque intenso de febre leprótica e foi internado no Leprosário de Ingá, no Estado do Rio de Janeiro.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841