Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 31 Número 1
Editorial
Bulose Simétrica das Pernas
ROMEU V. JACINTO
Correspondência:
Endereço dos autores
Rua Prudente de Morais, 1.189
Rio
O presente trabalho refere-se a um caso de forma regional de Epidermolysis bullosa dystrophica, do tipo dominante hiperplástico de Touraine, localizada exclusivamente nas pernas. Trata-se dum jovem de 20 anos, tendo há 7 anos, em ambas as pernas, pequenas bôlhas planas que, ao desaparecerem, deixam cicatrizes papulosas. Surgem espontâneamente ou provocadas pela coçadura, O pai, já falecido, teve afecção idêntica nas pernas. Demonstrou o exame histológico serem as bôlhas sub-epidérmicas, com ligeira inflamação da derme correspondente. Não havia células no líquido das bôlhas. As fibras elásticas da derme papilar, situadas abaixo da bôlha, tinham desaparecido completamente. Fazem referência a um caso idêntico apresentado por H. Portugal e A. Ferreira da Rosa, em 26-11-1952, à Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sifilografia . As lesões papulosas dos dois casos estudados diferem das albo-papulóides de Pasini pelos seguintes caracteres: 1) por serem secundárias, isto é, reliquats das bôlhas; 2) por haver completa ausência de fibras elásticas. A mais comum das formas regionais de e.b.d. é a localização nos pés, cujo primeiro caso foi descrito em 1926 por Parkes Weber. Menos comuns são as localizações no pênis, observadas por Gonin, em 1926. e na mucosa da boca, por Forman, em 1946. os dois casos seriam os primeiros de localização exclusiva nas pernas. Os casos de Kuske, comunicados em 1946, são de epidermólise traumática, em ambas as pernas, nas quais o traumatismo provocava o deslocamento da epiderme sem a formação de bôlhas.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841